Geraldo Aguiar
Retratista, docente, proprietário e diretor artístico do Atelier Geraldo Aguiar, fundado em 1995, no Largo de São Francisco de Paula — Centro do Rio de Janeiro/RJ.
Carioca, desde muito cedo demonstrou aptidão para o desenho e para a pintura. Amante da Arte, em geral, ao longo da sua trajetória artística tornou-se um dos mais conhecidos, experientes e consagrados retratistas na técnica do Pastel.
Membro da Academia de Letras e Artes de Paranapuã; convidado de honra e membro do júri em diversos Salões de Arte e Congressos; catalogado no livro Arte Carioca, com participação nos livros Arte Especial — Grandes Nomes da Escultura e Pintura Brasileira e Arte Rio de Janeiro, de Celso Bastos. Tem premiações no Brasil e no exterior, entre elas duas moções da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e uma obra no acervo da Casa-Museu Maria da Foutinha, em Castro Daire/Portugal.
Considerado um dos maiores mestres da Arte do Realismo e do Pastel, faz do seu Atelier uma instituição voltada ao ensino e ao desenvolvimento cultural. Centenas de artistas e profissionais de áreas diversas passaram pelo espaço nestes 24 anos de atividades ininterruptas, em busca do desenvolvimento de potenciais artísticos e de conhecimento técnico. Muitos deles, hoje são artistas reconhecidos e premiados, no Brasil e no exterior.
Desde 2016, desenvolve um trabalho em parceria com o Museu do Negro do Rio de Janeiro, com vistas a resgatar a história e valorizar a arte e a cultura afro-brasileira. Em 2017, além de promover nove exposições em diferentes espaços culturais da cidade, teve o prazer e a honra de viabilizar a reabertura do Consistório da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, por meio da doação da exposição permanente, Abolicionistas, produzida em seu Atelier. O local, estabelecido nas dependências do Museu do Negro, foi sede de importantes discussões históricas entre 1700 e 1900, dentre elas o Dia do Fico e a Abolição da Escravatura. No templo repousam os restos mortais do Mestre Valentim.
Geraldo Aguiar é um artista dedicado não só à sua Arte. É um empreendedor e investidor do meio artístico e cultural, preocupado em formar novos artistas e levar a Arte a todos os espaços e classes sociais.





