Curso de Desenho e pintura no Rio de Janeiro

O Atelier Geraldo Aguiar oferece cursos de arte voltados a todos aqueles interessados em desenvolver suas capacidades artísticas.

Entre em contato: (21) 97005-2394

Geraldo Aguiar

Retratista, docente, proprietário e diretor artístico do Atelier Geraldo Aguiar, fundado em 1995, no Largo de São Francisco de Paula — Centro do Rio de Janeiro/RJ. 

Carioca, desde muito cedo demonstrou aptidão retrato-geraldopara o desenho e para a pintura. Amante da Arte, em geral, ao longo da sua trajetória artística tornou-se um dos mais conhecidos, experientes e consagrados retratistas na técnica do Pastel

Membro da Academia de Letras e Artes de Paranapuã; convidado de honra e membro do júri em diversos Salões de Arte e Congressos; catalogado no livro Arte Carioca, com participação nos livros Arte Especial — Grandes Nomes da Escultura e Pintura Brasileira e Arte Rio de Janeiro, de Celso Bastos.  Tem premiações no Brasil e no exterior, entre elas duas moções da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, e uma obra no acervo da Casa-Museu Maria da Foutinha, em Castro Daire/Portugal

Considerado um dos maiores mestres da Arte do Realismo e do Pastel, faz do seu Atelier uma instituição voltada ao ensino e ao desenvolvimento cultural. Centenas de artistas e profissionais de áreas diversas passaram pelo espaço nestes 24 anos de atividades ininterruptas, em busca do desenvolvimento de potenciais artísticos e de conhecimento técnico. Muitos deles, hoje são artistas reconhecidos e premiados, no Brasil e no exterior.

Desde 2016, desenvolve um trabalho em parceria com o Museu do Negro do Rio de Janeiro, com vistas a resgatar a história e valorizar a arte e a cultura afro-brasileira. Em 2017, além de promover nove exposições em diferentes espaços culturais da cidade, teve o prazer e a honra de viabilizar a reabertura do Consistório da Imperial Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito dos Homens Pretos, por meio da doação da exposição permanente, Abolicionistas, produzida em seu Atelier. O local, estabelecido nas dependências do Museu do Negro, foi sede de importantes discussões históricas entre 1700 e 1900, dentre elas o Dia do Fico e a Abolição da Escravatura. No templo repousam os restos mortais do Mestre Valentim. 

Geraldo Aguiar é um artista dedicado não só à sua Arte. É um empreendedor e investidor do meio artístico e cultural, preocupado em formar novos artistas e levar a Arte a todos os espaços e classes sociais.

Cris Nogueira

O professor Cristiano Nogueira é especialista em técnicas de representação gráfica, tendo concluído sua especialização na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ) em 2015. Ele também é graduado em Design – Comunicação Visual pela EBA-UFRJ em 2007.

Cristiano NogueiraAtualmente, o professor atua na EBA-UFRJ, onde ministra aulas de Desenho Anatômico, Desenho Artístico, Desenho com Modelo Vivo e Pintura a Óleo e Tempera. Ele tem ampla experiência na área de Artes, tendo se destacado nos seguintes temas: uso dos materiais artísticos para as necessidades expressivas (carvão, crayon, pastel, entre outros), preparo das superfícies para a pintura e perspectiva no desenho.

Cristiano Nogueira é reconhecido por sua habilidade em ensinar técnicas de representação gráfica e por seu domínio das diversas técnicas de pintura. Sua experiência como artista plástico e professor o torna uma referência na área de Artes, e suas aulas são altamente valorizadas pelos estudantes da EBA-UFRJ.

Eduardo Camões

Eduardo Camões é um renomado pintor e pesquisador carioca, de estilo hiper-realista, é dos artistas mais conhecidos e admirados pelo seu trabalho de reconstituição da memória da cidade do Rio de Janeiro. Membro da Academia Brasileira de Belas Artes, Camões começou sua carreira artística em Brasília, mas foi na Califórnia, nos Estados Unidos, que percebeu sua verdadeira vocação para o mundo da arte.

Eduardo Camões

Camões é um pesquisador da iconografia urbanística de nossas paisagens, tornando-se bastante conhecido por retratar o Rio Antigo em sua essência, destacando-se como um dos mais notáveis paisagistas brasileiros. Sua técnica é inconfundível, alicerçada no hiper-realismo.

Assim, Camões conquistou o merecido lugar em galerias e entre os mais exigentes colecionadores, que reconhecem a notabilidade de sua obra.

roberto de souza

Roberto de Souza é artista plástico e uma referência da pintura a óleo brasileira. Também é Comendador da Ordem do Mérito das Belas Artes e Membro da Academia Brasileira de Belas Artes.

retrato-roberto

Nasceu em uma família de artistas e começou a estudar desenho e aquarela ainda jovem, por conta do convívio com pintores que frequentavam a Escola Nacional de Belas Artes e o Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. Foi influenciado principalmente por Manoel Constantino, Helios Seelingern, Aurélio d’Alincourt, Osvaldo Teixeira e Edgar Walter.

Convencionalmente pinta retratos e paisagens. Já retratou Jorge Amado, Gisella Amaral, Roberto Campos, Roberto Requião, Anthero Barradas, Ricardo Barradas, Assis Chateaubriand, Ibanor Tartarotti, Austragésilo de Athayde, Hildegard Angel e Francis Bogossian, Luiz Inácio Lula da Silva, entre outras personalidades. Porém, seu principal tema é a cidade do Rio de Janeiro, especialmente o bairro de Ipanema, onde o artista nasceu e cresceu.

Viveu na Bahia, na década de 60, por alguns anos. Trabalhou com o pintor Jayme Hora, realizando diversas exposições em Salvador. Ao retornar para o Rio de Janeiro, começou a praticar pintura de paisagens com os professores Edgar Walter e Osvaldo Teixeira, se tornando professor auxiliar e passando a frequentar o Instituto de Belas Artes, além de participar mais ativamente do mercado de arte nacional e internacional

Ao lado de outros artistas cariocas de sua geração, fundou a Feirarte de Ipanema em 1969. Atualmente, a feira é popularmente conhecida como “Feira Hippie“. Também foi fundador da Casa de Cultura de Vargem Grande e o Centro Cultural da Faculdade Nuno Lisboa.

Já nos anos 80, cria o Ateliê Ipanema de Artes, sendo coordenador e professor de pintura. O seu aluno com mais destaque foi o humorista Chico Anysio. O mesmo foi seu aluno por 20 anos, participaram de exposições por diversas capitais do país.

Em 2006, tornou-se titular da cadeira nº12 da Academia Brasileira de Belas Artes e integrante da diretoria da instituição, passando a atuar como jurado em importantes salões de arte no Brasil.

Realizou dezenas exposições individuais, entre elas no Museu do Estado da Bahia em Salvador, na Galeria Vitória em Brasília, Centro de Eventos Empresariais da Bolsa de Valores no Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Laura Alvim no Rio de Janeiro, no Iate Clube do Rio de Janeiro e na Galeria D’Art House em Portugal.

Atualmente Roberto de Souza leciona em seu ateliê no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro. Também possui uma parceria com o Atelier Geraldo Aguiar, onde é professor curso de pintura a óleo.

marque uma aula experimental!

A primeira aula é grátis! Entre em contato e agende.